terça-feira, 21 de abril de 2009

FDA aprova a primeira droga para tratamento da coréia na doença de Huntington

A notícia já é meio "antiga" porém muito importante! O FDA liberou em agosto de 2008 a tetrabenazina (TBZ) como a primeira droga para tratamento da coréia na doença de Huntington (DH), uma doença rara, de herança autossômica dominante, que afeta cerca de 1:10.000 indivíduos nos EUA (no Brasil, não temos estatísticas confiáveis ainda). A doença é causada por uma repetição do trinucleotídeo CAG no gene HD, que codifica a proteina huntingtina, cuja função é desconhecida mas aparentemente está relacionada ao desenvolvimento, e resulta em uma degeneração geneticamente programada das células cerebrais, levando a perda da capacidade intelectual, transtornos emocionais e movimentos descontrolados. Os sintomas começam geralmente entre os 30 e 50 anos de idade, e progride lentamente; os pacientes podem esperar viver pelo menos cerca de 15 a 20 anos após o início dos sintomas. Os filhos de um paciente afetado (pai ou mãe) têm 50% de chance de desenvolverem também a doença e já existe há alguns anos um teste genético para diagnóstico.
O tratamento é paliativo e sintomático, e incluiu de modo geral benzodiazepínicos e antipsicóticos típicos (cuja utilização a longo prazo resulta em parkinsonismo e discinesia tardia) e, mais recentemente, antipsicóticos atípicos (com menor probabilidade de parkinsonismo, mas associados frequentemente a obesidade e diabetes). A tetrabenazina, cuja utilização foi aprovada em 1971(!) no Reino Unido e Irlanda, é utilizada há anos para tratamento de outros distúrbios do movimento caracterizados por hipercinesia (como distonias, discinesia tardia, tiques,e mioclônus), com bons resultados, e, principalmente, sem relato de discinesia tardia em nenhum dos pacientes em uso crônico da droga. Porém, até há pouco tempo atrás, não havia sido realizado nenhum estudo clínico duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, avaliando esta droga.
O estudo utilizado para solicitação da aprovação da tetrabenazina pelo FDA foi publicado na revista Neurology em 2006. Este estudo incluiu 84 pacientes com DH, acompanhados ambulatorialmente, durante 12 semanas, sendo 54 em uso de TBZ e 30 de placebo. A dose inicial de TBZ(12,5 mg/d) foi alterada em incrementos de 12,5 mg por semana até o máximo de 100 mg/d divididos em 2 ou 3 tomadas, ou até que fosse obtido o efeito desejado contra a coreia ou fossem identificados efeitos colaterais intoleráveis. O desfecho primario foi a alteração do escore da Unified Huntington's Disease Rating Scale em relação aos níveis basais.
Os pacientes tomando TBZ apresentaram um redução de 5 pontos na gravidade da coreia, o que se refletiu também em um beneficio significativo nas escalas de melhora clínica global. Cinco pacientes suspenderam a droga e quatro apresentaram eventos adversos serios (suicidio, queda seguida de complicações, agitação e ideação suicida, e câncer de mama), comparados com o grupo placebo, onde, para uma redução de 1,5 pontos na escala de coreia, não foram identificados eventos adversos sérios. A recomendação final foi que a tetrabenazina fosse utilizada após seleção rigorosa dos pacientes, com monitorização intensa, e ajuste lento e vigiado da dose, seguido de reavaliações frequentes.
Há uma preocupação ainda quanto ao custo do medicamento, já que trata-se de uma "droga órfã", ou seja uma droga que deverá ser utilizada por menos de 200 mil pacientes, o que dificultaria sua produção em larga escala, e, consequentemente, a redução do preço.
No Brasil ainda não dispomos deste medicamento. Torcemos para que esta droga, a reboque da aprovação do FDA, torne-se logo disponível para utilização. Uma das fontes pesquisadas para este artigo indica a importação via os laboratórios de Cambridge, que produzem a droga no Reino Unido. Então, aí vai o endereço, se alguém conseguir adquirir a droga, me avise!

Cambridge Laboratories Limited
Deltic House
Kingfisher Way
Silverlink Business Park
Wallsend
Tyne & Wear NE28 9NX
United Kingdom
Tel: +44 (0) 191 296 9369
Fax: +44 (0) 191 296 9368


Referências:
Comunicação do FDA: http://www.fda.gov/bbs/topics/NEWS/2008/NEW01874.html
Artigo da Neurology:
Huntington Study Group. Tetrabenazine as antichorea therapy in Huntington disease: a randomized controlled trial. Neurology 66, 366–372 (2006).

Comentário: http://www.nature.com/nrd/journal/v8/n1/pdf/nrd2784.pdf
Associação Brasil-Huntington: http://www.abh.org.br

22 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Embora este post já seja bem antigo, resolvi comentá-lo.
    Sou filha de um portador do Mal de Huntington, e estou tentando importar a Tetrabenazina. Já realizei o pagamento ao laboratório, e, na próxima semana deveremos receber o medicamento.
    Te escreverei contando se recebemos o medicamento, como também a reação do paciente ( meu pai ).
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi gostaria de poder conversar com vc
      para obter mais informaçoes
      por favor entre em contato comigo
      meu email eh
      anglikaster@gmail.com

      Excluir
  2. Olá Carol, obrigada pelo comentário, estou ansiosa para saber se vc conseguiu o medicamento e aguardo notícias! Um abraço para vc e para seu pai.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe é portdora desse MAL, ele tem 78 anos e está com a deglutição muito comprometida, estou muito preocupda.Não tenho conhecimento se essa droga foi prescrita para ela.Se possivel me esclareça melhor.Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  4. Ola Carol?
    Quero que saiba que ficarei na ansiedade pra saber se vc recebeu o remedio e a reação ao mesmo como tratamento ao seu pai.

    Estarei aqui na espera.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Sou amigo de uma pessoa com a DH. Encontrei este blog por acaso, mas quero-vos dizer que virei aqui muitas vezes na esperança de encontrar notícias de avanços no tratamento e/ou cura da DH.
    Gosto muito de blogues e tenho alguns na Net:

    http://aboimdanobrega.blogspot.com/
    http://formiguinhademarco.blogspot.com/
    http://br.youtube.com/taveiras
    http://taveiras.hi5.com

    Espero que gostem de navegar neles. Boa sorte nos progressos para a cura ou tratamento da DH.

    ResponderExcluir
  6. Olá Helena, infelizmente não tenho nenhuma novidade sobre a tetrabenazina, mas o que foi dito é que ela está sendo prescrita para a coréia, que é uma das manifestações motoras da doença de Huntington. A princípio não há relato de melhora da deglutição com esta droga. O tratamento das disfagias (disfagia é dificuldade para engolir) envolve nestes casos principalmente acompanhamento fonoaudiológico e quando necessário o uso de sonda nasoentérica e gastrostomia. Converse com seu médico.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá "Anônimo"! QUe bom que vc gostou do blog! Estou finalmente conseguindo me organizar e pretendo publicar mais assiduamente. Continue mandando sugestões, comentários e críticas,serão sempre bem vindas! Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá eu tenho um cunhado que tem esta doença eesta terminal pois esta se alimentando por sonda e sobrinha dele tbm esta com a doença e umas da filha dele acho que já esta tendo o sintomas qlq novidades por favor ve se atualize seu blog .Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda!!
    A minha mãe infelizmente tem essa doença, ela tem 47 anos está bem, ela está se tratando com um médico de São Paulo. Gostaria de saber a respeito deste medicamento, se é recomendado pra todos os casos da D.H? E como faço para comprar? E gostaria se saber tbem pra que exatmamente o remédio serve, nos movimentos ou no intelectual mesmo...??? Aguardo uma resposta sua!!!
    Abrigada!
    Mayara

    ResponderExcluir
  10. Prezada Dr. Fernanda,

    Sou portador de Corea de Huntington fiz já o tratamento há algum tempo com o Xenazine, só que voltou novamente os incomodos e o meu médico me receitou o remedio novamente. Gostaria de saber se tem alguma sugestão para que eu possa conseguir a compra por vias mais barata, pois, atraves de importador no Brasil o preço sai duas vezes mais caro do que comprando direto do fornecedor.

    Email: dgarrossini@msn.com

    Muito obrigado e aguardo contato.

    Daniel

    ResponderExcluir
  11. Olá para todos, infelizmente não tenho informações sobre como comprar a tetrabenazina no Brasil fora os métodos já tradicionais através dos importadores. Quem souber de alguma coisa, por favor faça um comentário.
    Em relação aos sintomas da doença, devem ser discutidos com os médicos assistentes. Este blog na verdade se destina a informação, e não a diagnóstico, prescrições ou indicações. Imagino que todos possam compreender as implicações, inclusive médico-legais, destas práticas. Posteriormente devo atualizar a política e a missão do blog, colocando provavelmente um "disclaimer".
    Conto com a compreensão de todos!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá, todos!

    Sou Gorette e trabalho para a ABH - Associação Brasil Huntington, entidade de apoio às famílias portadoras da Doença de Huntington (DH) no Brasil.
    Somente hoje tive conhecimento deste blog e gostaria de comentar sobre nossa experiência a esse respeito:
    - a tetrabenazina atua apenas sobre a coréia (alterações dos movimentos), não atua sobre os outros sintomas;
    - não existe consenso entre os neurologistas sobre seu uso, uma vez que ela costuma causar depressão, um sintoma já muito preocupante nos pacientes com DH, por isso ela é indicada com ressalvas, a princípio, para os casos de coréia incapacitante;
    - a recomendação é que médico e família acompanhem par e passo o paciente para que seja controlada a depressão;
    - são poucos os pacientes que temos conhecimento que tomam a tetrabenazina. Alguns precisaram interromper por conta da depressão e outros se deram bem, tomando juntamente antidepressivos;
    - importante lembrar que cada caso tem suas peculiaridades e é importante que o assunto seja avaliado pelo neurologista assistente do paciente.
    - temos contato com laboratórios que importam o medicamento e também com a fundação Rubem Berta que faz o transporte gratuitamente e o preço sai bem mais em conta.
    - para mais informações, conheçam nosso site: www.abh.org.br ou entrem em contato pelo email: abh@abh.org.br.
    Dra. Fernanda: obrigada pela oportunidade de colocar a DH em discussão e reflexão.

    Um abraço a todos.
    Gorette

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber como faz o teste para saber se tem a doença e qual o medico procurar minha mae tinha e já faleceu por causa desta doença

    ResponderExcluir
  14. olá, gostaria de saber como conseguir tetrabenazina pois minha filha tem coreia e o medicamento haldol está dando efeito colateral
    e também uma noção do preço.
    grata aguardo cidinha

    valdivio.boralli@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  15. OLá gente, vamos esclarecer. Este blog destina-se apenas a divulgação e comentário de notícias recentes sobre neurologia. Não forneço medicamentos, não tenho contato com laboratórios e não indico tratamentos ou outros profissionais, por razões legais e éticas, inclusive. As associações de pacientes são um bom veículo para este tipo de informação (vide comentário da Gorette acima - ABH). Podemos tentar estabelecer um fórum para discussão (vou tentar descobrir como fazer isso). Um abraço para todos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, meu nome é maria e minha irmã tem a doença DH,uma doença muito agressiva,progressiva e sem cura,os sintomas vão surgindo aos poucos, lesionando os movimentos e deixa a pessoa totalmente paralisada, é como se a pessoa ficasse presa dentro de si mesmo,nós os familiares sofrem bastanteos por assistir que a doença progride e não podemos fazer nada para parar o avanço dela,minha irmã ja está num estagio bem avançado se alimenta por sonda não engole nem agua,não se movimenta é como se tivesse tido um AVC,ela tbem faz uso de sonda vesical,ou seja para urinar,pois a musculatura fica atrofiada, por este motivo o paciente perde todos os movimentos mas isso acontece num estagio bem avançado da doença,ja fazem 16 anos que decobrimos a doença,mas fazem 4 anos que ela esta acamada e dois anos que ela parou de se alimentar,naturalmente,hoje alimenta-se de uma substancia liqida fornecido pela secretaria da saude,faz uso fraldas de calmantes, e anti convulsivos,para acalmar a agitação causada pela doença,até o momento mais ninguem da familia apresentou sintomas da doença,esperamos que nem venham a desenvolver,espero que meu relato possa ajudar a esclarescer um pouco sobre a doença,desejo a todos uma boa sorte.abraços,maria.

    ResponderExcluir
  17. A Fundação Ruben Berta realiza o procedimento de importação e transporte de medicamentos de necessidade vital (não comercializados no Brasil) advindos da Europa e EUA.
    A Fundação Ruben Berta assume toda a intermediação de solicitações entre pacientes e distribuidores, desde a encomenda, acompanhamento, retirada e entrega, além do contato com a Vigilância Sanitáriae a Receita Federal. Utilizam os Correios e o frete é cobrado de acordo o volume solicitado.
    O prazo para a entrega é de 30 dias. O tempo para o recebimento do medicamento está vinculado á analise do medicamento na Fiscalização pela Anvisa e Receita Federal. Dependendo da classificação da medicação perante a Vigilância Sanitária este prazo pode exceder.
    Orçamento do medicamento:
    XENAZINE 25MG X TABS 112 US$ 295,20
    Podendo ser solicitado no máximo o equivalente á 03 meses de tratamento e para medicamentos de uso contínuo 6 meses, não ultrapassando o valor de US$3,000.00.
    Será acrescentado ao valordo medicamento o valor do frete do correio que dependerá da quantidade decaixas solicitadas. Sendo adicionado o valor do frete de :
    1 Caixa – US$ 27,50
    2 Caixas – US$ 29,00
    3 Caixas – US$ 31,50

    Fundação Ruben Berta - Setor MEDEX
    Rua Bela Vista 505
    Chácara Santo Antonio
    São Paulo - SP
    CEP: 04709-001

    Tel: 11 - 50419623
    email: medex@frb.org.br
    www.rubenberta.org.br

    ResponderExcluir
  18. ola fernanda meu nome e regino a minha familia e eu estamos muto tristes recentimente a minha irma veio a falecer por cauza testa maltita cereia isso ja faz 1ano e meio e agora esta doença veio manifestar no meu irmao de 32 anos ainta qunto minha irma estava viva e agora estamos sem rumo ja que os medicos de k nao dao nenhuma esperança para gente so falan Q a tendecia e piorar por isso estou te perguntando o que vc acha e qual sua opinao o tipo da coreia e chamata de neurocasitose espero que respontas. reginosabino@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. achei ótimo , pois minha esposa esta com o problema e até agora não tinhamos visualizado nada de novo e agora nasce uma esperança, gostaria de saber se o produto pode chegr em belém do para e como fazer o pagamento. grato samir toutenge, email altoutenge@oi.com.br

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe está com essa doença e por conta dela não ter controle na codenação motora ela quer morrer, peço ajuda a todos estou desesperada, tem algum lugar que posso levá-la para fazer o tratamento?
    Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  21. Olá a todos, vamos esclarecer novamente.

    Este blog destina-se apenas a divulgação e comentário de notícias recentes sobre neurologia. Não forneço medicamentos e não indico tratamentos ou outros profissionais, por razões legais e éticas, inclusive.

    As associações de pacientes são um bom veículo para este tipo de informação; no Brasil, existe a Associação Brasil-Huntington (abh.org.br, vejam também comentário anterior da Gorete), que apoia as familias de pacientes com doença de Huntington.


    Um abraço para todos.

    ResponderExcluir