domingo, 20 de junho de 2010

Diclofenaco considerado o AINH que mais leva à morte em adultos saudáveis

O anti-inflamatório não hormonal (AINH) diclofenaco foi considerado o AINH que mais frequentemente leva ao óbito em um estudo realizado na Dinamarca que avaliou dados registrados sobre mais de 1 milhão de usuários entre 1997 e 2005, rivalizando apenas com o rofecoxib (Vioxx) retirado do mercado em 2004. O uso de diclofenaco (Cataflam, Voltaren, entre outros) foi associado a um aumento de 91% no risco relativo de ataque cardíaco ou AVC fatal em adultos saudáveis, e o risco era ainda maior com doses mais elevadas. Os investigadores atribuíram este risco ao perfil de alta seletividade quanto à inibição da COX-2, semelhante ao rofecoxib.
      A análise calculou o risco cardiovascular para o diclofenaco, rofecoxib, celecoxib, ibuprofeno e naproxeno. O AINH com menor risco cardiovascular foi o naproxeno.
Para o celecoxib, o único inibidor seletivo da COX-2 ainda no mercado, os autores disseram não ter dados conclusivos, porém ressaltaram que o celecoxib foi o único AINH estudado que não estava associado a risco excessivo de sangramento.
     O estudo apresenta algumas limitações, como o desenho retrospectivo (não randomizado), a ausencia de informações quanto a outros fatores de risco, como obesidade, hipertensão, tabagismo e dislipidemia, e ainda quanto à afecção que motivou o uso de AINH (que poderia por si só estar associada a um risco cardiovascular elevado).
     De qualquer maneira, este é apenas um de vários estudos que já obtiveram exatamente os mesmos resultados: todos os AINH estão associados a risco cardiovascular, à exceção do naproxeno. Devemos lembrar que muitos destes anti-inflamatórios são usados por tempo significativo em doses elevadas, e alguns, como por exemplo o ibuprofeno, associado neste estudo a um aumento de 29% do risco relativo de evento cardiovascular, são vendidos sem receita médica.


Referência
Fosbøl, EL et al "Cause-specific cardiovascular risk associated with non-steroidal anti-inflammatory drugs among healthy individuals" Circ Cardiovasc Qual Outcomes 2010; http://circoutcomes.ahajournals.org/cgi/rapidpdf/CIRCOUTCOMES.109.861104v1.pdf

8 comentários:

  1. Puxa Fernanda. Legal seu Neuroblog. Não sabia que vc escrevia. Muito interessante e instrutivo. Bom encontrar na Inetrnet informações de fonte confiável.
    Beijo
    Marcio

    ResponderExcluir
  2. olá Marcio, obrigada! Fique à vontade para retransmitir (indicando a fonte, é lógico!).Que tal agora vc virar seguidor? rs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Poste mais, sempre....adorei :)

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Renata! Se vc achou legal, pode retransmitir, recomendar, ou se tornar seguidora, que tal?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Li um artigo do qual você é co-autora a respeito de Síndrome de Susac. Moro na Holanda onde temos uma amiga que foi diagnosticada com esta síndrome. Gostaria, com urgência, de entrar em contato com você, ainda que seja por email.
    Meu email: silvana.pages@gmail.com
    Muito obrigada!
    Silvana

    ResponderExcluir
  6. Olá, Fernanda! Entrei no seu blog por um outro motivo, acabei lendo sobre o diclofenaco e achei bastante interessante! Moro na Holanda e faço uso desse medicamento com frequência por causa de fortes dores nas costas, indicado pelos médicos. Antes disso usava o ibuprofeno, vendido aqui nas drogarias sem prescrição médica. E ainda uso, algumas vezes, o diclofenaco, que compro da mesma forma, sem prescrição médica, na forma de Voltaren. Você citou o naproxeno, como sendo o AINH que não causa risco cardiovascular. Vou procurá-lo aqui. Mesmo sabendo das complicações que um anti-inflamatório pode causar, como sou leiga e sinto dores muito fortes, acabo, ainda assim, fazendo uso dos mesmos. Muito importante o seu trabalho de divulgação de tais informações, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelos comentários! Vou tentar manter o blog sempre atualizado, de vez em quando dá uma olhada.. Se preferir, pode virar seguidora, que tal?

    ResponderExcluir
  8. Vou virar seguidora também. Entrei em seu blog por acaso quando pesquisava sobre prescrição em odontopatias, especialmente nas urgências. Parabéns!

    ResponderExcluir