domingo, 13 de junho de 2010

Melanoma e outros tipos de câncer de pele são muito frequentes em pacientes com Parkinson

From Neuroblog
De acordo com um novo estudo que avaliou mais de dois mil pacientes e que foi publicado na edição de março dos Archives of Neurology, os pacientes com doença de Parkinson (DP) apresentam alta incidência de melanoma e outros tipos de câncer de pele. Além disso, comparados com os grupos controle (que usaram dados de dois grandes bancos de dados de vigilância em câncer), os pacientes com DP apresentam probabilidade duas vezes mais alta de apresentar melanoma invasivo, e sete vezes mais alta de ter qualquer tipo de melanoma.    
        Há décadas existem suspeitas de uma ligação entre a DP e melanoma. Inicialmente se pensava que isto se devia ao tratamento com levodopa, mas não foram encontradas evidências que confirmassem esta hipótese. Este estudo não indicou associação com a terapia dopaminérgica, e confirma que pacientes com história de melanoma e DP não devem ser privados de tratamento. Embora os dados deste estudo não esclareçam os mecanismos desta associação (algumas hipóteses se baseiam no receptor para melanocortina 1, encontrado nos melanócitos), sua principal implicação está na indicação de avaliações dermatológicas periódicas nestes pacientes. Durante a realização do estudo, foram identificados melanomas in situ ou em estágio inicial em 24 pacientes (1,1%), removidos por biópsia, provavelmente salvando vidas.
      Assim, devemos considerar recomendar aos nossos pacientes com DP, principalmente os mais idosos ou os com pele mais clara, a realização de exames periódicos de triagem com dermatologista.


Referências:
Bertoni JM, Arlette JP, Wofe JE Jr., et al for the North American Parkinson's and Melanoma Survey Investigators.  Increased melanoma risk in Parkinson Disease. Arch Neurol 2010; 67:347.

Nenhum comentário:

Postar um comentário